A pouco mais de 30 quilîometros de Alto Paraíso, o povoado de São Jorge, antiga vila de garimpeiros de cristal, é quase que um outro municipio com características muito próprias.
São Jorge é a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). Encanta tanto os que procuram sossego como os interessados em noites um pouco mais agitadas. Tem inúmeras pousadas, restaurantes e bares. Mas, por opção dos moradores, conserva suas ruas sem asfalto e sem iluminação pública, o que lhe confere um clima intimista interioriano.
Há quem considere a vila de São Jorge como a “Búzios do Cerrado”. Aquela Búzios dos anos 70, quando a praia fluminense ainda era uma charmosa vila de pescadores frequentada por intelectuais, hippies e artistas como Brigitte Bardot.
São Jorge hoje tem uma frequência parecida e crescente. As pousadas procuram ressaltar a atmosfera de requinte rústico na decoração. Algumas, mesmo com todo conforto, optam por deixar os chalés e suítes sem luz elétrica para que o visitante “entre no clima” e desfrute melhor as belas noites estreladas.
Mas o que São Jorge tem de melhor mesmo é a natureza. Com o PNCV ali do lado, trilhas, cachoeiras e todas as suas maravilhas são programas imperdiveis. E, como o dia é muito curto para se aproveitar todos os tesouros da natureza guardados no parque, os visitantes sempre querem ficar mais e mais.
A história de São Jorge/GO
A história de São Jorge começa em 1912. Com a exploração do Cristal de rocha, surge na área um grande acampamento denominado Garimpão. Nos anos 40, a abundância de cristal e sua alta demanda no mercado internacional em função da Segunda Grande Guerra, foi atraindo garimpeiros, formando ali o povoado conhecido inicialmente como Baixa dos Veadeiros.
O povoado chegou a ter mais de 3 mil homens trabalhando nas minas, sendo renomeado como São Jorge por interferência do garimpeiro Severino Pires, devoto do santo.
Vem o fim da guerra e a invenção do cristal sintético. O preço da pedra natural despenca e o garimpo entra em crise. O povoado tambem.
Com a criação do PNCV, entretanto, São Jorge inicia uma transformação, desobrindo no Ecoturismo uma nova fonte de economia. Os ex-garimpeiros recebem treinamento como guias turísticos e passam a abraçar a causa ambiental.
Desde 1996 o antigo povoado é distrito de Alto Paraíso.